35.º Aniversário da Secção de Valbom

Em 29 de Maio realizou a secção de Valbom, no âmbito das comemorações do 35º aniversário da Secção, uma sessão onde se disse Obrigado a duas dezenas de camaradas com mais de 25 anos de militância.

Estiveram connosco, um grupo numeroso dos militantes da secção, os dirigentes locais, a dirigente Nacional natural de Valbom ISABEL SANTOS, o Presidente da Concelhia do PS Gondomar LUÍS FILIPE ARAÚJO e o LÍDER da Federação do Porto RENATO SAMPAIO.

O Secretário coordenador Felisberto Almeida fez uma intervenção agradecendo a presença de todos, destacou a importância dos camaradas a quem dizemos Obrigado na criação, manutenção e engrandecimento da nossa Secção.

A Isabel Santos, na sua intervenção destacou os valores do socialismo

a nível global e a necessidade de neste momento de crise reforçarmos na defesa dos valores da solidariedade, lembrou-nos ainda a primeira sede do PS Valbom e a muita dedicação e generosidade com que todos se empenhavam.

O Luís Filipe Araújo destacou aquilo que é um dos pontos do seu programa - haver memória -, são os bons exemplos destes camaradas hoje homenageados, a sua dedicação, seu altruísmo, o seu trabalho por ideais nobres sem estar à espera de nada, que devem mobilizar os Jovens na defesa e reforço dos valores em que acreditamos.

O Renato Sampaio, destacou que neste ano em que se celebram os 100 anos da REPÚBLICA é muito importante lembrar os que pela sua luta tornaram possível a democracia, recordou CAL BRANDÃO que a Federação do Porto está a homenagear no seu centenário do nascimento, com um conjunto de iniciativas onde é realçado o seu exemplo de lutador pelos ideais Republicanos e Socialistas. Dirigido-se aos camaradas de Valbom realçou a importância do seu exemplo e deixou a disponibilidade de continuar a apoiar os Socialistas de Valbom e Gondomar como tem feito ao longo dos seus mandatos, estar junto de nós quando é preciso.

Foi entregue uma pequena lembrança a cada um dos homenageados para recordar os 25 anos de militância.

No final entre um cálice de Porto e uns bolinhos, conversamos e recordámos alguns dos momentos que têm feito da secção de Valbom, um dos baluartes do PS de em Gondomar.

Valbom-30/05/10

António Braz

Reunião da Câmara Municipal de 21 de Maio de 2010

0 comentários

COMUNICADO

REUNIÃO DA CÂMARA MUNICIPAL DE GONDOMAR

DE 21 DE MAIO DE 2010

Em reunião da Câmara Municipal de Gondomar de ontem, 20 de Maio, foi apreciada e votada por unanimidade uma proposta relativa à revogação de anterior deliberação camarária respeitante ao indeferimento de um pedido de licenciamento para construção de uma habitação.

Com efeito, a 3 de Dezembro de 2009 a Câmara Municipal de Gondomar deliberou indeferir um pedido de licenciamento apresentado por uma munícipe por violação do índice máximo de utilização do solo. Sucedeu porém que os serviços não fizeram juntar ao competente processo administrativo um requerimento da interessada, datado de Novembro de 2009, que esclarecia as dúvidas invocadas pela Câmara, em sede de audiência prévia, para justificar o indeferimento. Por isso que a deliberação de 3 de Dezembro último indeferiu o pedido de licenciamento.

Reconhecendo o lapso, a Câmara veio agora revogar o anterior acto de indeferimento.

Verificou-se que a Câmara Municipal de Gondomar precisou de meio ano para detectar e corrigir um erro dos serviços respeitante a um simples processo de licenciamento para habitação. Erro que causou um atraso considerável no processo de licenciamento que, desta feita, voltou ao ponto em que se encontrava à data de Novembro de 2009, devendo a interessada aguardar por nova decisão sobre o pedido formulado.

Os Vereadores do Partido Socialista votaram favoravelmente a referida deliberação de revogação, não sem deixar de sublinhar o erro grave cometido pelo município. Mais repetiram sugestão já formulada anteriormente para a implementação de um sistema informático apto a gerir os processos administrativos da autarquia, designadamente os respeitantes ao urbanismo, evitando situações como a presente.

Por outro lado recomendaram também a implementação de medidas simplificadoras dos processos e procedimentos administrativos, promovendo a transparência e facilitando a participação dos cidadãos, princípios promovidos pelo programa Simplex Autárquico, de adesão livre pelos municípios que também foi sugerida.

Gondomar, 21 de Maio de 2010

O Presidente da Comissão Política Concelhia do PS/Gondomar

Luís Filipe de Araújo

Reunião do Secretariado

Reunião do Secretariado

De 14 de Maio de 2010

Assuntos tratados:

1. Distribuição de pelouros e definição do organograma do secretariado. Resultou da reunião a distribuição de pelouros pelos membros do Secretariado, da seguinte forma:

Departamento Administrativo e Financeiro: Maria Rosa e Conceição Loureiro; Departamento de Acção Política e Informação: Rui Almeida, António Braz e Alício Morais; Departamento de Comunicação, Imagem e Novas Tecnologias: Manuela Pinto, José Monteiro e Carlos Taveira; Departamento das Autarquias: António Braz, Alício Morais e Eugénio Saraiva; Departamento da Mobilização, Apoio às Secções e Militantes: Maria Rosa e Manuel António; Departamento da Acção Social: Conceição Loureiro; Departamento da Educação e Cultura: Eugénio Saraiva; Departamento da Juventude, Desporto e Associativismo: José Monteiro; Departamento do Ambiente e Urbanismo: Carlos Taveira; Departamento do Desenvolvimento Económico: Rui Almeida.

2. Elaboração de plano de actividades para o ano de 2010. Entendeu o Secretariado elaborar um plano de actividades para o presente ano.

3. Visita de deputados ao concelho de Gondomar. O Secretariado apresentará uma proposta de visita dos deputados do PS Porto ao concelho de Gondomar.

4. Reuniões entre vereadores, presidentes de junta e líder da AM.

5. Reformulação do site do PS Gondomar / Criação de um blog / Página no Facebook.

6. Análise da situação política.